GESTÃO

  • Princípios de Gestão

    Para um bom cumprimento do que se dispõe a oferecer ao Estado do Paraná, a Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios se baseia na aplicação dos seguintes princípios:

    • Representatividade e credibilidade
    • Independência
    • Auto-sustentação financeira
    • Confiabilidade e competitividade
    • Integração e cooperação
    • Difusão da cultura tecnológica
    • Inovação tecnológica

    Fatores-Chave para o sucesso

    Estes são os atributos dos quais a Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios dispõe para desempenhar da melhor maneiro o seu papel, visando garantir o sucesso de sua missão. São fatores-chave da Rede:

    Imagem – grau de conhecimento e confiança de nossa Instituição junto à sociedade paranaense.
    Uso intensivo de ferramentas de tecnologia da informação – grau de adoção de métodos, equipamentos e instrumentos sempre levando em consideração a evolução em nível mundial.
    Credibilidade – grau de aceitação dos clientes e da sociedade em relação ao serviço executado e às informações prestadas pela Rede.
    Parcerias estratégicas – dimensão da cooperação política, técnica e de negócios para ampliação da competência e da capilaridade no mercado.
    Agilidade operacional – capacidade de responder às necessidades operacionais na velocidade compatível com o negócio e com a necessidade do cliente.
    Independência – grau de liberdade nas tomadas de decisões.
    Talentos humanos – capacitação e qualificação profissional da força de trabalho compatível com a missão que a Rede se propõe a cumprir.

  • Política da Qualidade

    A Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios – Paraná Metrologia, está comprometida em:

    • Oferecer serviços de qualidade no mais alto nível de excelência, no atendimento de seus clientes;
    • Contribuir com as boas práticas profissionais;
    • Garantir que seu pessoal está familiarizado com a documentação da qualidade e que implementam as políticas e os procedimentos em seus trabalhos;
    • Manter a conformidade com a norma ISO/IEC 17043;
    • Melhorar continuamente a eficácia de seu sistema de gestão.

    Celso Romero Kloss
    Diretor Superintendente

    Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios:

  • Proteção de Informações

    Todas as informações de associados, participantes de ensaios de proficiência e demais organizações que possuem acordos de cooperação técnica com o Paraná Metrologia são de caráter confidencial e apenas conhecidas pelos responsáveis autorizados da REDE, conforme indicado em seu sistema de gestão da qualidade. As informações da REDE abertas à sociedade estão no link de Transparência deste site clique aqui

  • Transparência

        

  • Responsabilidade Social

    Ações de responsabilidade civil e social desenvolvidas pela Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios – PARANÁ METROLOGIA.

    Dentre as ações que a Rede desenvolve com objetivos civis e sociais podemos citar:

    1 – A Rede, junto com uma especialista no assunto, orientou os artesãos para que seus produtos tivessem melhor aproveitamento e qualidade, proporcionando também a participação em feiras onde os expositores fazem parte de comunidades carentes e que possuam matérias primas que podem ser trabalhadas na formação de um produto. É o caso das fibras vegetais que são manipuladas por artesãos e que são utilizadas na confecção de móveis como, por exemplo, o Vime.

    Um caso bem característico e que a participação da Rede foi de vital importância, foi na comunidade de Castelanos no município de Guaratuba-PR. Nesta comunidade, os moradores possuem uma agricultura familiar, baseada na plantação de bananas.

    Os artesãos utilizam as fibras das bananeiras para fazerem artesanato artístico e que são colocados nos mercados desse setor. A Rede, junto com uma especialista no assunto, orientou os artesãos para que seus produtos tivessem melhor aproveitamento e qualidade. O resultado foi a participação desses artistas, pela primeira vez, numa feira estadual de produtos oriundos de fibras vegetais.

    2 – Ação da Rede foi junto à escola denominada Centro Educacional Técnico RIO BONITO e mantida pelo FORJA- Instituto de Formação e Orientação de Jovens e Adolescentes e localizada numa região de população de baixo poder aquisitivo e com problemas de segurança. É uma escola de contra-turno, totalmente gratuita para os meninos de 9 a 14 anos, onde começam a ter noções de informática e junto com uma empresa da área, primeiras noções de eletricidade e seu aproveitamento em benefício da comunidade. Em 2013 prestou assistência a 60 adolescestes, aos quais foram ministrados Cursos Gratuitos de: práticas manuais de artes, meio ambiente, relações humanas, jogos de matemática, leitura, ciências naturais, informática, esporte, espanhol e inglês, além de palestras de orientação familiar aos pais. A Rede ofertou para a escola, equipamentos da área de informática já obsoletos para a empresa e que podem ajudar nos inícios do aprendizado dos alunos. As atividades da escola se fundamentam na seguinte crença: \”Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. Mais informações no site: www.forja.org.br .

    3 – Dentre as atividades da Rede, existem as realizações de eventos e ações em parceria com um grande número de empresas e instituições dos mais variados setores e principalmente nos meios científico, de pesquisa, meio ambiente e acadêmico. Materiais que não foram totalmente utilizados nesses eventos, a Rede repassa para instituições que filantrópicas que utilizam este material de uma maneira mais produtiva que simplesmente ficarem estocados. Foi o que aconteceu quando a Rede doou bolsas do evento “2013: ano internacional de cooperação pela Água e os desafios dom setor produtivo” para a entidade CECORE de Belo Horizonte. Foram canetas, bolsas e cadernos.

    As crianças fazem parte da igreja que se chama CCZS Comunidade Cristã da Zona Sul Belo Horizonte e o CECORE patrocinado pela Rede Mineira de Metrologia e por outras entidades buscam nas creches meninos e meninas para treiná-los no atletismo com o viés Cristão.

    4 – 2013: Ano Internacional de Cooperação pela Água e os Desafios do Setor Produtivo. Quando se trata deste tema, estamos falando de vida, intrinsicamente ligada a este elemento – a Água. A Paraná Metrologia e seus parceiros comitê de sustentabilidade capitanearam o evento gratuito de grande repercussão, com a presença de autoridades, especialistas e a sociedade civil organizada para abordar de forma muito 5 grandes temas, dentre eles Ações sócio educacionais relativos ao tema Água. Realizado no dia 05 de Dezembro de 2013 no Salão de Eventos Caio Amaral – FIEP, teve como palestrantes Marcello Broggio (FAO/ONU), Eduardo Figueiredo (IBIO), Mauri Pereira (SEMA), contando com a presença de representantes da ONU, presidência da FIEP, vice-governador do estado do Paraná, secretários de estado, legisladores e representantes da sociedade civil organizada. Foram discutidos temas de total relevância e ações práticas principalmente nas ações sócio-educacionais, distribuição de cartilhas, campanhas virtuais, premiação em escolas e adoção de uma estratégia para difusão de boas práticas com o tema água, o uso racional, a preservação e valorização deste bem natural.

    As palestras e fotos do evento estão disponíveis no site

    https://agua.prmetro.net

    5 – Em nosso novo planejamento estratégico, estabelecemos expandir estas atividades, e uma das ações previstas é oferta de vagas pró bono, em nossos cursos, no decorrer do ano.